top of page
Buscar

Alguns esclarecimentos sobre Avaliação Psicológica, Testes e Diagnóstico

  • Foto do escritor: Kelly Sarmento
    Kelly Sarmento
  • 16 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Psicotécnicos? Testes Psicológicos? A avaliação psicológica utiliza vários métodos e técnicas para chegar a uma conclusão, os “psicotécnicos”, como são popularmente conhecidos, os testes psicológicos são um exemplo de ferramentas para avaliação de uso exclusivo de psicólogos, e além dos testes, os psicólogos utilizam de outros instrumentos como: entrevista, dinâmica de grupo, observação clínica, questionários, dentre outras, ou seja, a testagem – uso de testes é uma etapa da avaliação psicológica.


Na graduação, o psicólogo estuda disciplinas como Psicopatologia, Psicodiagnóstico, Entrevista Psicológica, Psicometria com a finalidade de capacitar o profissional em diagnosticar as mais diversas condições, porém como existem muitas áreas de atuação Educacional, Social, Jurídica, do Esporte... e nem todos os psicólogos trabalham com testagem psicológicas/avaliação psicológicas. Em processos seletivos e concursos, a avaliação psicológica se concentra nas características profissionais do candidato, por exemplo, no caso de Pilotos e Comissários, a ANAC solicita, no mínimo, quatro itens para serem avaliados pelo psicólogo nos testes Psicológicos: Personalidade, Atenção, Memória e Raciocínio.


Em questões de saúde mental, o psicólogo vai avaliar o comportamento e funções cognitivas quanto às questões pontuais ou diagnóstica como: Depressão, Ansiedade, Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Utilizando o DSM-V e o CID-11 (quadros do código 06: Transtornos Mentais, Comportamentais e do neurodesenvolvimento).


Os testes Psicológicos são atualizados pelo Sistema de Avaliação de testes psicológicos - SATEPSI no qual é possível verificar quais testes estão em uso, em estudo, e outros instrumentos de avaliação compartilhados por outros profissionais.


Legalmente, o psicólogo está amparado em Avaliação Psicológica e Diagnóstico na LEI 4119/62 e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

Art 13 (LEI 4119/62), 1º Constitui função do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento


  • O CID-11, Catálogo Internacional de Doenças, entrou em vigor desde Janeiro de 2022 substituindo o CID-10.

  • Resoluções do CFP: CFP nº 002/2016 (Avaliação Psicológica), Resolução CFP nº 06/2019 (Documentos Psicológicos)

  • Testes Psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos (1º § do artigo 13 da LEI 4119/62)

  • Sistema de Avaliação de testes psicológicos – SATEPSI - https://satepsi.cfp.org.br/

 
 
 

Comments


bottom of page